O que é: Estágio Obrigatório

Glossário: O que é Estágio Obrigatório

O estágio obrigatório é uma modalidade de estágio prevista na legislação brasileira, que tem como objetivo complementar a formação acadêmica dos estudantes. É uma etapa obrigatória para a conclusão de determinados cursos de nível superior, sendo regulamentado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e pelas diretrizes estabelecidas pelos órgãos reguladores de cada profissão.

O que é Estágio Obrigatório?

O estágio obrigatório é uma atividade curricular que visa proporcionar ao estudante a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso. É uma oportunidade de vivenciar a realidade profissional, desenvolver habilidades específicas da área de atuação e estabelecer conexões entre a teoria e a prática.

Características do Estágio Obrigatório

O estágio obrigatório possui algumas características específicas que o diferenciam do estágio não obrigatório. São elas:

• É requisito obrigatório para a conclusão do curso;
  • Tem carga horária mínima estabelecida pela instituição de ensino;
  • É supervisionado por um professor orientador e por um supervisor da empresa;
  • Deve estar relacionado à área de formação do estudante;
  • É realizado em empresas conveniadas com a instituição de ensino;
  • Pode ser remunerado ou não, dependendo da legislação vigente e das políticas da empresa.

Benefícios do Estágio Obrigatório

O estágio obrigatório traz diversos benefícios tanto para os estudantes quanto para as instituições de ensino e as empresas. Alguns dos principais benefícios são:

• Aplicação prática dos conhecimentos teóricos;
  • Desenvolvimento de habilidades específicas da área;
  • Experiência profissional relevante para o currículo;
  • Oportunidade de networking e estabelecimento de contatos profissionais;
  • Possibilidade de efetivação na empresa após a conclusão do estágio;
  • Contribuição para a formação de profissionais mais preparados e qualificados.

Legislação do Estágio Obrigatório

A realização do estágio obrigatório é regulamentada pela Lei nº 11.788/2008, conhecida como Lei do Estágio. Essa lei estabelece os direitos e deveres do estagiário, as responsabilidades da instituição de ensino e da empresa, além das condições para a validação do estágio como atividade curricular obrigatória.

Processo de Realização do Estágio Obrigatório

O processo de realização do estágio obrigatório geralmente envolve as seguintes etapas:

1. Identificação das empresas conveniadas com a instituição de ensino;
  2. Divulgação das oportunidades de estágio;
  3. Seleção dos estudantes interessados;
  4. Elaboração do termo de compromisso entre a instituição de ensino, a empresa e o estudante;
  5. Definição do plano de atividades a serem desenvolvidas durante o estágio;
  6. Acompanhamento e orientação do estudante pelo professor orientador;
  7. Avaliação do desempenho do estudante durante o estágio;
  8. Entrega do relatório de estágio e demais documentos exigidos pela instituição de ensino;
  9. Validação do estágio como atividade curricular obrigatória.

Diferença entre Estágio Obrigatório e Estágio Não Obrigatório

O estágio obrigatório e o estágio não obrigatório são duas modalidades distintas, com características e finalidades diferentes. A principal diferença entre eles está na obrigatoriedade e no caráter curricular do estágio obrigatório, enquanto o estágio não obrigatório é uma atividade opcional e complementar à formação acadêmica.

O estágio obrigatório é uma etapa fundamental para a formação acadêmica e profissional dos estudantes. Por meio dessa experiência, é possível aplicar na prática os conhecimentos adquiridos durante o curso, desenvolver habilidades específicas da área e estabelecer contatos profissionais. Além disso, o estágio obrigatório contribui para a formação de profissionais mais preparados e qualificados, atendendo às exigências do mercado de trabalho.